Rifat Hisarcıklıoğlu, um proeminente líder empresarial turco, foi nomeado Presidente da Federação Mundial de Câmaras da ICC (World Chambers Federation). O seu mandato tem efeito imediato e decorrerá até 30 de junho de 2025.

Membro do Conselho Executivo da ICC e Presidente da ICC Türkiye, Rifat Hisarcıklıoğlu é o Presidente da União das Câmaras e Bolsas de Mercadorias da Turquia (TOBB), a maior organização empresarial da Turquia. É também Presidente do Eskihisar Group Companies, Vice-Presidente da EUROCHAMBRES, Vice-Presidente da Confederação das Câmaras de Comércio da Ásia-Pacífico, Presidente da União das Câmaras de Comércio e Indústria Turcas e Vice-Presidente da Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura. O Sr. Hisarcıklıoğlu foi também Presidente da B20 Türkiye, a principal plataforma de diálogo para envolver os líderes empresariais mundiais com os governos e líderes do G20 durante a presidência turca do G20.

As contribuições do Sr. Hisarcıklıoğlu para o desenvolvimento económico e para a comunidade empresarial foram reconhecidas globalmente, com doutoramentos honorários e prémios de governos e organizações de todo o mundo. Ocupou posições de destaque em várias organizações internacionais e de câmara e recebeu também prémios de prestígio de vários países pelas suas realizações significativas no domínio empresarial.

O Sr. Hisarcıklıoğlu foi selecionado na sequência de um processo formal, nos termos dos estatutos da WCF e da Constituição da ICC, e em plena consulta com o Conselho Geral da WCF, que seleccionou o Sr. Hisarcıklıoğlu entre três finalistas. A eleição do Sr. Hisarcıklıoğlu está sujeita a ratificação formal pelo Conselho Mundial da ICC, mediante recomendação do Conselho Executivo da ICC. As candidaturas para o cargo de Presidente da WCF foram apresentadas por seis câmaras do Bangladesh, Bolívia, Egipto, Quénia, Nigéria e Turquia. Os critérios de seleção incluíram o conhecimento do candidato dos princípios e orientações estratégicas da WCF e da ICC, bem como a diversidade geográfica e de género.