A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT), a Câmara de Comércio Internacional (ICC) e a AOKpass estabeleceram uma parceria para promover os esforços globais coordenados com vista a retomar as viagens de forma mais segura e eficaz.

Através deste acordo, os parceiros irão trabalhar em estreita colaboração para apoiar a reconstrução do setor de viagem e turismo e equivalentes, que foram profundamente devastados pela pandemia mundial.

“Os países e trabalhadores cujos empregos e sobrevivência económica dependem do turismo, foram os mais atingidos e as condições tendem a piorar sem um retorno seguro e coordenado ao turismo doméstico e internacional. Trabalhando com a ICC e AOKpass, estamos focados na utilização de uma inovação digital de ponta para ajudar a restabelecer a confiança do viajante e facilitar o regresso a uma viagem segura, protegida e contínua.” referiu o Secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

O turismo foi um dos setores mais afetados pela COVID-19 e nenhum país ficou imune. Os dados da OMT sugerem que até 120 milhões de empregos relacionados ao turismo estão em risco. A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) prevê uma perda impressionante no PIB global de US $ 1,2 a US $ 2,2 triliões.

Apoiando os esforços da OMT para reconstruir o turismo, a ICC e a AOKpass desenvolveram a App móvel ICC AOKpass, um sistema de verificação de status de saúde COVID-19 pronto para produção e que preserva a privacidade. Com pilotos ativos já implementados em todo o mundo, os viajantes em rotas específicas já podem utilizar o ICC AOKpass para verificar de forma fácil e segura que obtiveram resultados negativos no teste PCR, exigidos para a entrada em um número crescente de países. A App também irá ajudar a reestabelecer a confiança entre os viajantes, uma vez que outros passageiros testaram negativo para a COVID-19 e, potencialmente, permitirá evitar longos períodos de quarentena no país de destino.

“Ao trabalhar com a OMT, estamos a lançar um apelo à ação, com vista a estimular os esforços globais para a reconstrução do setor de viagens e turismo, protegendo vidas e meios de subsistência. Como uma solução global interoperável e padronizada para a verificação do estado de saúde dos seus utilizadores, a ICC AOKpass prioriza a saúde e a segurança do viajante, ao mesmo tempo em que garante a proteção estrita dos seus dados pessoais.” referiu o Secretário-geral da ICC, John WH Denton AO.

Os principais parceiros no desenvolvimento da App incluem a International SOS (a maior empresa de serviços de saúde e segurança do mundo) e a SGS Group (empresa líder mundial em inspeção, verificação e certificação). Aproveitando as extensas redes de contactos de todos os parceiros, a App AOKpass é projetada como uma nova ferramenta poderosa para complementar as leis emergentes, a ciência médica e as melhores práticas da indústria a nível local e internacional, à medida em que estas evoluem.

Consulte aqui a notícia completa.

Partilhe esta notícia