O relatório do Bureau Marítimo Internacional da ICC (IMB) publicado passado dia 11 de janeiro, dá conta de um aumento de incidentes de pirataria marítima ao longo de 2023.

Suscita crescente preocupação devido ao reaparecimento dos piratas somalis considerando o sequestro ocorrido ao largo da Costa da Somália, em dezembro passado, acontecimento que não tinha lugar desde 2017.

Presente relatório dá conta de 120 incidentes relatados em 2023, um aumento quando comparado ao ano anterior (onde cerca de 115 incidentes foram contabilizados). Dos 120 incidentes ocorridos ao longo de 2023, cerca de 105 barcos foram abordados, 9 sofreram tentativas de assaltos, 4 foram sequestrados e 2 estiveram sob fogo.

Tendo em conta os resultados apresentados no presente relatório, o International Maritime Bureau da ICC aconselha todos os comandantes e proprietários de navios a comunicarem todos os incidentes de pirataria e ataques de assaltos à mão armada ao Centro de Informação sobre Pirataria, de forma a garantir que as autoridades conseguiam atribuir recursos adequados para combater a pirataria marítima.

Para saber mais detalhes, consulte aqui.