A Câmara de Comércio Internacional (ICC) publica a sua proposta à Consulta da Comissão Europeia sobre Revisão de Política Comercial.
Lançada em junho de 2020, a Consulta da Comissão Europeia sobre Revisão de Política Comercial é um exame abrangente das configurações da política comercial da União Europeia (UE). O objetivo da consulta é criar consenso em torno da política comercial da UE, especialmente na sequência da pandemia de COVID-19 e de outros desafios relacionados com o comércio.
A Comissão solicitou a consulta pública do Parlamento Europeu, dos Estados-Membros, das partes interessadas e da sociedade civil. Como o maior bloco comercial do mundo, a política comercial da UE cria regras e padrões que têm implicações significativas para as empresas em todos os lugares. Desde a fundação da Comunidade Económica Europeia em 1957, a ICC tem apoiado o compromisso do bloco com o livre comércio, segurança e paz.
Em carta enviada por Damien Bruckard, Vice-diretor do ICC Trade and Investment, e Tom Voege, ICC Head of EU Affairs, a ICC apela aos decisores de políticas da UE para resistir ao protecionismo, fortalecer o comércio multilateral e usar a política comercial para resolver os desafios comuns à Pandemia de Covid-19.
“Nunca antes os desafios para o comércio internacional e o sistema de comércio global foram tão grandes. As tensões no sistema baseado em regras nos últimos anos, manifestadas através do aumento do protecionismo e das tensões diplomáticas, só foram exacerbadas pela disseminação do coronavírus”, escreveram Bruckard e Voege.
“Neste momento crítico, a UE pode não apenas garantir a sua própria prosperidade, mas também a da comunidade empresarial global mais ampla, mantendo ambientes de comércio aberto, resistindo ao protecionismo e construindo instituições internacionais mais fortes.”
A proposta da ICC à revisão da política comercial da Comissão está dividida em três categorias:
1. Manter as configurações de comércio aberto e resistir ao protecionismo.
2. Construir um sistema de comércio multilateral mais forte.
3. Usar a política comercial para ajudar a resolver desafios comuns.
Com representação em Bruxelas, Genebra e Paris, a ICC está empenhada em trabalhar com os decisores de políticas da UE para garantir que as políticas comerciais sejam abertas, previsíveis e promovam o Estado de Direito.
Leia a carta da ICC e a proposta à Consulta da Comissão Europeia sobre Revisão da Política Comercial.
Consulte aqui a notícia completa.