Um novo SME Climate Hub apoiará pequenas e médias empresas com vista a reduzir as emissões de carbono e aumentar a competitividade.
Uma coalizão de grandes organizações anunciou o lançamento desta plataforma inovadora de ação climática one stop shop para pequenas e médias empresas (PMEs) com vista a reduzir as emissões de carbono, construir resiliência empresarial e obter vantagem competitiva.
O SME Climate Hub – coorganizado pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), a Exponential Roadmap Initiative, a coalizão We Mean Business e a campanha das Nações Unidas Race to Zero – foi lançado hoje na edição 2020 da Semana do Clima em Nova York.
O SME Climate Hub é possível graças à parceria da coalizão We Mean Business com a Amazon. Anunciada em junho, uma parte importante da parceria está focada na mobilização de cadeias de abastecimento, incluindo PMEs, para levar à tona ações mensuráveis e diretas sobre as alterações climáticas.
O SME Climate Hub irá encorajar as pequenas e médias empresas a estarem comprometidas a reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa antes de 2030 e a atingir as emissões líquidas zero antes de 2050. As PMEs assumem o compromisso – que será mundialmente reconhecido pela campanha Race to Zero das Nações Unidas – será capaz de tirar proveito de ferramentas e recursos acessíveis para ajudá-los a reduzir as emissões e construir resiliência empresarial. A plataforma combinará esses recursos personalizados com oportunidades para as empresas desbloquearem incentivos comerciais diretos.
Apesar de representar aproximadamente 90% dos negócios em todo o mundo e empregar mais de dois biliões de pessoas, as PMEs têm sido amplamente mal atendidas por iniciativas de ação climática até o momento. Ao estabelecer o SME Climate Hub, os coanfitriões da plataforma veem uma oportunidade de permitir reduções de emissões em grande escala – e, ao fazer isso, construir resiliência aos riscos climáticos em cadeias de abastecimento globais essenciais.
Reconhecendo que os efeitos da pandemia COVID-19 afetaram pequenas empresas em todo o mundo, a iniciativa colocará uma ênfase estratégica em permitir que as PMEs alavanquem a ação climática como meio de conquistar e manter negócios, reduzir custos, melhorar o acesso ao capital e aumentar a preparação da empresa para choques externos.
Várias grandes corporações multinacionais, incluindo Ericsson, IKEA, Telia, BT Group e Unilever, que estabeleceram metas para atingir emissões líquidas zero nas suas cadeias de valor, estão comprometidas a apoiar o SME Climate Hub por meio de um novo grupo “1.5 ° C Supply Chain Leaders”. Essas empresas assumiram o compromisso de incluir metas de desempenho relacionados ao clima nos seus critérios de compra aos fornecedores – e trabalhar lado a lado com as PMEs nas suas cadeias de suprimentos para fornecer emissões livres de efeito estufa antes de 2050. Também fornecerão ferramentas concretas, designadamente compartilhar conhecimento e melhores práticas para a implementação de estratégias climáticas através do SME Climate Hub.
O Secretário-Geral da ICC, John WH Denton AO, referiu: “Lidar com as alterações climáticas nunca foi tão crítico para as empresas. Estamos muito satisfeitos por estabelecer esta parceria com organizações com ideais semelhantes para dar vida ao SME Climate Hub e ajudar a apoiar as empresas que constituem a espinha dorsal da nossa economia global, em face dos crescentes riscos das alterações climáticas. Queremos tornar o mais fácil possível para as pequenas e médias empresas proteger e expandir seus negócios.”
“O SME Climate Hub apoiará as empresas a expandir os seus compromissos climáticos em toda a sua cadeia de valor, permitindo que as PMEs – que representam mais de 90% dos negócios do mundo – corram para a meta zero. Este será um ponto de viragem emocionante e esperamos ver um crescimento exponencial nos compromissos corporativos líquidos de zero à medida que trabalhamos para a COP26”, referiu Nigel Topping, Campeão de Ação Climática de Alto Nível do Reino Unido para a COP26.
Henrik Elm, Gestor de Suprimento Global da IKEA referiu: “A IKEA está comprometida em trabalhar junto com os nossos parceiros da cadeia de suprimentos para reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa da produção em 80% até 2030. Estamos orgulhosos de ser um Líder da Cadeia de Suprimentos de 1,5 ° C e contribuir para facilitar a jornada climática para pequenas e médias empresas (PMEs). Não seremos capazes de limitar as alterações climáticas trabalhando sozinhos. Apenas se trabalharmos juntos mostraremos que é possível.”
Johan Falk, cofundador e chefe da Exponential Roadmap Initiative mencionou: “A nossa visão é mobilizar milhões de pequenas e médias empresas para acelerar a ação climática. Este é o início de uma jornada e primeiro possibilitamos que as PMEs estejam comprometidas a reduzir as emissões pela metade antes de 2030. Um primeiro recurso estratégico é o 1.5 ° C Business Playbook, um guia que ajuda as PMEs a desenvolver uma estratégia climática baseada na ciência mais recente. Ao longo do caminho, o objetivo é fornecer ferramentas e recursos que simplificam e tornam benéfico para as PME reduzir as emissões e fornecer a próxima geração de soluções sustentáveis.”
Maria Mendiluce, CEO da coalizão We Mean Business, disse: “Mobilizar as PMEs a agir é fundamental. É fantástico ver o SME Climate Hub facilitanto a ação das pequenas e médias empresas. Na coalizão We Mean Business, vimos grandes empresas ganharem vantagem competitiva sobre os seus parceiros por meio de ações climáticas. As PMEs com planos de ação climática irão tornar-se as fornecedoras mais atraentes para centenas de multinacionais com planos de descarbonização, bem como para o número crescente de investidores que agora estão a lidar com os riscos relacionados ao clima.”
Gonzalo Munoz, CEO da TriCiclos, campeão chileno de ação climática de alto nível para a COP25, disse: “Como proprietário de uma pequena empresa, vi em primeira mão os benefícios de colocar um futuro sustentável no centro de minha estratégia de negócios, mas também sei que quando queremos ter um bom desempenho, como uma pequena empresa nem sempre é fácil saber por onde começar. É por isso que estou tão entusiasmado com o SME Climate Hub – ele permite que proprietários de pequenas empresas como eu assumam um compromisso com o clima, com a confiança de que serão apoiados com incentivos e recursos práticos.”
Para obter mais informações consulte aqui.