A mais recente edição de 2023 do relatório do Registo Comercial da ICC inclui uma primeira análise do desempenho do risco de crédito do financiamento do comércio sob os efeitos duradouros da COVID-19 na economia global.
É uma previsão de mercado atualizada para o comércio global e o trade finance no clima macroeconómico emergente.
A ICC, juntamente com os parceiros Global Credit Data (CGD) e o Boston Consulting Group (BCG), lançaram o seu relatório de Registo de Comércio (Trade Register Report) de 2023, reafirmando que o risco de crédito no comércio, na cadeia de abastecimento e no financiamento das exportações continuam estáveis apesar da atual incerteza global macroeconómica.
Antes da pandemia COVID-19, assistiu-se a um forte crescimento no comércio global, que tipicamente excede o grau de crescimento do GDP. Mesmo no auge da pandemia, o comércio manteve-se relativamente resiliente com um poderoso ressalto em 2021 enquanto a economia global reabria e a atividade económica voltava aos níveis normais.
Desde 2022, uma trajetória diferente surgiu com a diminuição do crescimento comercial devido à disrupção de cadeias de abastecimento (supply chains) em setores como a energia e a agricultura, como resultado do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, bem como tensões geopolíticas alargadas que elevaram a inflação global e taxas de juro, entre outros casos. O BCG estima que o comércio de bens de consumo a nível global caia cerca de 2% de 2022 para 2023 numa fase constante, antes de retornar a um crescimento modesto durante o resto da década.
Apesar destas mudanças, o papel do comércio, tal como da troca de produtos financeiros no âmbito da supply chain, é mais importante do que nunca. Enquanto o ambiente geopolítico e económico se torna mais desafiante, o acesso à liquidez e a medidas que possam ajudar a mitigar os riscos atuais é cada vez mais valioso.
Felizmente para os bancos, corporações e investidores, o ICC Trade Register demonstra novamente que até nestas circunstâncias, o comércio, supply chain e exportação de produtos financeiros continuam com um risco baixo em 2022 quando comparados com ativos de outras classes.
O ICC Trade Register continua a ser a fonte global com maior autoridade na definição de taxas de incumprimento no comércio, supply chain e finanças de exportação. Enquanto o Trade Register deste ano mostrou um aumento de taxas de todos os ativos quando comparado com 2021, este é em linha com tendências de longo termo. Além disso, estes aumentos verificaram-se maioritariamente em regiões específicas e estão ligados a acontecimentos comerciais, geopolíticos e macroeconómicos já conhecidos.
O secretário-geral W.H. Denton afirma:
“Desde a pandemia, temos esperado para ver se o mercado de comércio financeiro mostra finalmente sinais de fraqueza enquanto enfrenta os impactos adiados da pandemia. Mas, este simplesmente parece não ser o caso. Enquanto as taxas de incumprimento estão claramente a crescer num mundo geopoliticamente mais instável, o comércio, supply chain e os ativos de trade finance continuam a ser resilientes no longo prazo – o que deve atrair bancos e investidores a continuar a investir nesta classe de ativos”.
Contrariamente aos anos anteriores, o ICC já não publica dados quantitativos de crédito de risco no seu relatório público para recompensar e reconhecer os esforços dos Bancos Membros participantes.
Descobertas mais detalhadas, análise e tabelas de dados estão disponíveis para compra.
Para mais informação acerca do Registo de Comércio de 2023 da ICC, incluindo questões de participação e valorização de relatórios, contacte: Andrew Wilson and Tomasch Kubiak.
Compre o ICC Trade Register Report aqui