2022 foi mais um grande ano para os Serviços de Resolução de Litígios da ICC (ICC DSR), com uma significativa transformação digital e progressos notáveis no desenvolvimento de capacidades e formação, tudo conduzindo ao marco dos 100 anos da Corte de Arbitragem Internacional da ICC.

Antes de o convidar para se juntar às celebrações deste centenário – que terão início já em janeiro – convidamo-lo a olhar para a lista dos 10 momentos mais memoráveis de Arbitragem e ADR da ICC em 2022.

 

1. Alcançamos outro marco de arbitragem com o nosso 27 000º caso

Em maio, a Corte registou o seu 27 000º caso de arbitragem, um marco de grande importância. O caso envolveu uma disputa entre partes de África ativas no setor da energia e representa o desenvolvimento da arbitragem e ADR neste continente, um objectivo-chave para a ICC nos últimos anos.

2. Embarcamos com sucesso numa viagem de transformação digital

Lançámos o ICC Case Connect – a nossa plataforma online que facilita a gestão de casos – e renovámos a ICC Online Dispute Resolution Libraryaprofundando a nossa parceria com a Jus Mundi.
Em linha com o nosso compromisso de reforçar a transparência e como forma de apoiar a comunidade mundial de resolução de litígios, todas as últimas edições do Boletim de Resolução de Litígios da ICC são agora disponibilizadas gratuitamente na Biblioteca online.

3. Reforçámos a nossa governança para promover a excelência

• Em maio, as mudanças no órgão governativo para os serviços de resolução de litígios da ICC reforçaram ainda mais a liderança estratégica da ICC nesta área.
• Em junho, foi anunciada uma nova estrutura e foco para a Belt and Road Commission da ICC.
• Em setembro, anunciámos a entrada de novos membros no Conselho do ICC Institute of World Business Law, aumentando a representatividade geográfica e a sua diversidade.
• Em outubro, revelámos a renovação da Comissão de Arbitragem e ADR e o seu Comité Diretivo, que obteve uma elevada pontuação no que respeita à diversidade, incluindo 120 in-house counsel.

4. Continuámos a nossa viagem rumo a um futuro mais inclusivo e diversificado

Fomos reconhecidos pelo nosso trabalho para tornar a arbitragem mais inclusiva, ao receber o prémio Equal Representation in Arbitration Pledge Award durante o Global Arbitration Review Awards, pelas conquistas na construção de uma rede LGBTQIA e pelo lançamento da Task Force sobre Inclusão de Deficientes e Arbitragem Internacional.
2022 foi também o ano em que atingimos a paridade de género dos oradores nos nossos eventos, tanto a nível regional como em todo o mundo, um marco único na representação de género, demostrando que a ICC lidera o caminho e contribui significativamente para assegurar a diversidade de género na resolução de disputas internacionais.

5. Continuámos a desenvolver a próxima geração de profissionais de arbitragem e ADR.

Em 2022, o ICC Young Arbitration and ADR Forum (YAAF) cresceu de modo a não só alcançar, mas também representar um âmbito mais alargado de arbitragem e de profissionais de ADR. O seu novo nome espelha precisamente este âmbito mais abrangente de resolução de litígios e sublinha a vasta rede global de serviços de arbitragem e de resolução alternativa de litígios. O YAAF esteve em 56 cidades de todo o mundo, com 64 eventos presenciais, 47 online e 18 híbridos.
Também aos jovens profissionais de arbitragem em África foram concedidas oportunidades únicas através da Comissão para África, da ICC com a turma de 2022 de académicos de 14 países diferentes no âmbito da iniciativa “Hold the Door Open”, anunciada em Maio. Esta iniciativa oferece aos jovens arbitralistas em África a oportunidade de ganhar experiência assistindo a audiências arbitrais.

6. Proporcionámos liderança de pensamento em arbitragem internacional, ADR e muito mais.

1. A Comissão de Arbitragem e ADR da ICC lançou um relatório revisto para fornecer aos tribunais, aos árbitros e aos advogados um quadro para uma melhor utilização da tecnologia sem comprometer a equidade ou a eficiência. Saiba mais neste artigo do Boletim de DRS.
2. O ICC Institute of World Business Law emitiu uma nota de orientação para que as PMEs cumpram as sanções comerciais e o capítulo Ibérico e Latino-Americano daquele instituto publicou um estudo aprofundado, país por país, sobre a arbitragem internacional e constituições políticas na América do Sul.
3. Por ocasião da Conferência da ICC, em Miami, em outubro, lançámos a publicação “Leadership, Legitimacy, Legacy: A Tribute ro Alexis Mourre”, uma homenagem ao distinto e dedicado serviço de Alexis Mourre como Presidente da Corte da ICC (2015-2021).

7. Fomos reconhecidos como verdadeiros líderes em arbitragem internacional e ADR.

Na edição de 2023 da Global Arbitration Review Who’s Who Legal, os nossos líderes receberam reconhecimento global pela sua experiência e liderança de pensamento na indústria;
• Claudia Salomon, Presidente da Corte da ICC: Global Elite Thought Leader
• Alexander Fessas, Secretário-Geral da Corte da ICC – Global Elite Thought Leader
• Ana Serra e Moura, Secretária-Geral Adjunta da Corte da ICC – Thought Leader – Arbitration under 45
• Diamana Diawara, Diretora Regional da ICC, África – Future Leader
• Greg Lourie, Conselheiro da ICC – Future Leader

8. Continuámos a nossa excursão anual de eventos em todo o mundo – e o nosso envolvimento e cooperação sustentados, reforçando os ecossistemas arbitrais regionais e locais.

Realizámos mais de 750 eventos, incluindo conferências, formações e outras atividades, em 2022. A participação nas nossas conferências mais emblemáticas atingiu novos recordes com mais de 2 000 participantes presenciais.
E organizámos 260 reuniões com advogados internos, empresas e escritórios de advogados (incluindo reuniões com Estados e entidades estatais), mais de 80 reuniões de Delegações Nacionais e 17 reuniões de associações de arbitragem e grupos de membros a nível local, regional e global. Também juntámos esforços com escritórios de advogados e empresas para desenvolver capacidades e oferecer formação a juízes, alavancando e aumentando o envolvimento com os nossos stakeholders.

9. Facilitámos o desenvolvimento de capacidades, a aprendizagem cruzada e a partilha de conhecimentos a nível mundial.

Em 2022, o Centro DRS organizou e envolveu-se em mais de 85 programas universitários educacionais, nove simulações / concursos e 22 formações do ICC Institute of World Business Law.
O nosso maior evento educacional, o ICC International Commercial Mediation Competition, assinalou 17 anos e reuniu, na última edição, 48 equipas universitárias de 33 países.

10. Atingimos grandes marcos de visibilidade

Os nossos meios de comunicação social e boletins mensais envolveram e angariaram novos aderentes. @ICCArbitration ultrapassou os 80.000 seguidores, consolidando a sua posição como a marca de arbitragem mais seguida no LinkedIn.
O nosso acompanhamento das redes sociais através das principais plataformas aumentou e continuámos a envolver-nos nos nossos canais construindo com sucesso a marca no TwitterFacebook WeChat, um novo canal que se desenvolveu fortemente em termos de seguidores e visualizações com a nossa série ao vivo de “Walk into ICC”.

* * *

A ICC aproveita esta oportunidade para agradecer a todos os utilizadores dos seus serviços, aos seus patrocinadores, parceiros e apoiantes, leitores e subscritores e ao seu formidável leque de oradores, formadores e especialistas – sem os quais as realizações deste ano não teriam sido possíveis.
Ao olharmos para trás, para um ano de grande sucesso, também esperamos ansiosamente por 2023: A ICC está preparada para celebrar o centenário da sua Corte de Arbitragem Internacional!