O Registo Comercial da ICC analisou o impacto do COVID-19 no comércio global, ao mesmo tempo em que afirmou o perfil histórico de baixo risco do trade finance.

Destaques

• Em 2019, os fluxos comerciais globais caíram 2%, de US $ 18,5 triliões para US $ 18,1 triliões, apoiando um conjunto de receitas de trade finance de US $ 46 bilhões.

• Os dados do Registo comercial da ICC confirmam que as taxas de incumprimento de 2008 a 2018 são baixas em todos os produtos e regiões pesquisadas.

• O relatório pode ser usado como ponto de referência para os decisores políticos ao considerar como apoiar o comércio e o trade finance durante e após a crise do COVID-19.

A ICC lançou o seu Relatório do Registo de Comércio de 2019, revelando o potencial do COVID-19 de interromper o comércio global, para além de destacar a natureza de baixo risco do trade finance.

O relatório, redigido pela Comissão Bancária da ICC, reitera a importância de todas as partes interessadas terem em conta a natureza de baixo risco do trade finance para garantir a acessibilidade a todas as empresas em todo o mundo, especialmente às micro, pequenas e médias empresas (MPME).

O Registo Comercial da ICC é indispensável para o setor bancário global, para os decisores políticos e para o diálogo com reguladores à escala global”, referiu Olivier Paul, diretor de Finanças para o Desenvolvimento da ICC. “Ele fornece uma visão objetiva e transparente do perfil de risco de crédito e das características do comércio, da cadeia de suprimentos e do financiamento à exportação.

O relatório de 2019 reúne uma década completa de dados relacionados às finanças comerciais – contendo quase US $ 16 triliões em exposições de 32 milhões de transações em seis produtos e 25 bancos em todo o mundo. Os resultados indicam que as taxas de incumprimento para produtos de trade finance de 2008 a 2018 são baixas em todos os produtos e regiões, com média de 0,36% para cartas de crédito de importação (L / Cs), 0,04% para L / Cs de exportação e 0,73% para empréstimos para importação / exportação e 0,45% para garantias de desempenho (todas quando ponderadas pelo devedor).

Esses resultados estão amplamente alinhados com o declínio do risco observado em 2017 para 2018, provavelmente impulsionado pelo forte crescimento do PIB e pelo aumento do uso de produtos de conta aberta, mitigados em parte pelas tensões comerciais em andamento e pelos padrões de 2018 de algumas grandes empresas.

O relatório também apresenta uma série de contribuições e comentários dos principais especialistas sobre o comércio global – incluindo uma análise abrangente do impacto do COVID-19 no comércio global. A ICC estabeleceu uma parceria com o Boston Consulting Group (BCG) para analisar possíveis cenários em torno do impacto potencial do COVID-19 no comércio. Embora o impacto final do vírus dependa da escala e duração da própria pandemia, o BCG avalia cenários em que o comércio global pode cair entre 11% e 30% em 2020.

É importante lembrar que, em relação a outras formas de financiamento, os produtos de trade finance continuam a ser uma forma de baixo risco“, referiu Krishnan Ramadurai, presidente do Projeto de Registo de Comércio da ICC. “O COVID-19 faz-nos reconhecer a natureza sem precedentes da crise da saúde – e o seu impacto na atividade económica – e reconhece que, embora o risco e o incumprimento aumentem a curto prazo, o trade finance provavelmente continuará com um desempenho melhor do que outras formas de financiamento, dado o seu forte desempenho histórico.

Como nos anos anteriores, o relatório foi produzido com o apoio do Global Credit Data (GCD) e do BCG. O BCG trabalhou em conjunto com a equipa do projeto de Registo Comercial para fornecer uma perspetiva estratégica ao documento, enquanto a experiência da GCD foi útil para aprimorar o escopo e a metodologia do relatório. O projeto agora usa a validação automática de dados – aumentando a credibilidade dos dados e simplificando o processo de recolha de dados para os bancos que sejam membros.

No futuro, para atender os bancos que sejam membros e invistam uma quantidade significativa de tempo e recursos para apoiar o projeto, o Registo Comercial da ICC analisará a proposta de valor do relatório para ampliar seu escopo e utilização e focar na expansão do número de bancos que fornecem os dados. Para a próxima edição do relatório, a ICC também está a explorar a possibilidade de fornecer ao mercado uma visão atualizada do impacto do COVID-19 no perfil de risco do trade finance como uma classe de ativos.

Leia o relatório completo de registo comercial da ICC em 2019.

Consulte aqui a notícia completa.

Partilhe esta notícia