O maior evento educacional da ICC, o ICC Mediation Week 2021, tornou-se digital pela primeira vez nos seus 16 anos de história.

Mais de 400 estudantes, profissionais de ADR, académicos e voluntários de quase 40 países estiveram reunidos através de uma plataforma personalizada, para participar no evento anual, transformando-o na edição mais diversificada até à data.

A crise global de saúde teve impacto nos processos de resolução de litígios em todo o mundo, desafiando os parceiros comerciais nos seus esforços para resolver litígios de forma eficaz e eficiente. Mas, apesar dos obstáculos que a pandemia impôs às indústrias, trouxe uma série de oportunidades para o cenário de resolução de litígios.

Em Dezembro, o ICC International Centre for ADR recebeu o seu 400º pedido de mediação e registou um total de 77 novos casos em 2020, sendo que todos estes casos tiveram lugar virtualmente. Estes números refletem um compromisso mais forte das partes no processo de mediação. Estes tempos incertos não só levaram as partes a tentar resolver litígios de forma rápida e amigável, optando por estar centradas nos seus interesses em vez de posições legais, como também tornaram o processo mais flexível e acessível do que nunca. É por isso que o Concurso de Mediação da ICC continua a ser uma plataforma emocionante e importante para a construção de competências e de um talento crescente de mediação que irá apoiar e permitir o comércio internacional no século XXI.

Como instituição global para a resolução de litígios a nível mundial, a ICC orgulha-se de que a decisão de se tornar digital tenha tornado o Concurso Anual de Mediação Comercial Internacional da ICC mais diversificado e inclusivo capaz de refletir as práticas atuais. O principal motivo de mediação mundial será a representação do Chile, Equador e Emiratos Árabes Unidos, bem como de várias universidades a competir pela primeira vez, reforçando o compromisso da ICC em fazer da diversidade uma marca inerente à resolução de litígios internacionais. Além disso, o novo formato inovador do Concurso marca uma primeira incursão no futuro da mediação.

Até ao dia 11 de Fevereiro, 48 equipas universitárias estão a competir em 100 mediações simuladas, todas elas através de um portal dinâmico e feito à medida. As sessões virtuais serão julgadas e mediadas por uma lista de praticantes de ADR e académicos de todo o mundo.

As equipas, profissionais e voluntários passaram o dia a participar em sessões de perguntas e respostas ao vivo para compreender a nova plataforma, as suas funções e as regras do prestigioso Concurso. O primeiro dia foi concluído com um evento social virtual dinâmico, destinado a encorajar as muitas oportunidades de networking pelas quais o evento anual é conhecido.

As rondas preliminares têm lugar de 6 a 9 de Fevereiro. Com sessões de manhã e à noite para acomodar os participantes ao longo dos fusos horários, as equipas universitárias mostrarão as suas capacidades de negociação na mesa de mediação. Apenas quatro equipas universitárias avançarão para as Semi-Finais, que terão lugar a 10 de Fevereiro.

Enquanto os estudantes se esforçam para pôr à prova as suas competências, profissionais e académicos poderão participar na oitava edição da Mesa Redonda de Mediação da ICC. O evento apenas por convite é dedicado à análise das últimas tendências da indústria e à troca de experiências para promover o desenvolvimento da mediação e das suas práticas. O evento deste ano, que é co-organizado com a Academia Internacional de Mediadores, centrar-se-á na co-mediação: o que é e como pode ajudar a resolver disputas.

A Final do Concurso será gravada e está agendada para 11 de Fevereiro. A Cerimónia de Encerramento e o anúncio do campeão de 2021 será transmitida em direto através das plataformas de comunicação social da ICC Mediation.

Interessado em saber mais sobre a mediação num mundo digital? Aqui estão cinco dicas do patrocinador principal da Semana de Mediação da ICC, Clifford Chance.

Consulte aqui a notícia completa.

Partilhe esta notícia