O ICC AOKpass, uma ferramenta de mitigação de riscos desenvolvida pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), é uma solução escalável que permite aos governos e às autoridades fronteiriças reabrir as viagens transfronteiriças de forma segura e eficiente.
O ICC AOKpass é uma plataforma que permite ao seu utilizador verificar se está ou não infetado pelo coronavírus (Covid-19) simplesmente através do scan de um código QR, sendo possível também utilizá-lo para verificar digitalmente o status de vacinação. Esta plataforma prioriza a privacidade a partir da utilização de uma rede descentralizada de blockchain, que oferece ao utilizador total controlo e soberania sobre os seus dados médicos e pessoais.
Os parceiros
O ICC AOKpass é apoiado pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), por uma rede de cerca de 80.000 clínicas acreditadas que pertencem à International SOS, e pela SGS – maior player global em inspeção, verificação, diagnóstico e certificação.
O funcionamento
A utilização do ICC AOKpass é bastante simples: o utilizador deve apenas efetuar o download da App e deslocar-se a uma clínica acreditada, que testará e/ou vacinará o paciente e incluirá os dados no sistema, permitindo ao utilizador ter uma cópia digital do teste/certificado de vacinação. Quando isso é feito, uma assinatura verificada é armazenada em um sistema de blockchain, para que o teste/certificado de vacinação seja validado e só possa ser associado a uma pessoa específica, evitando fraudes. Um código QR é gerado para o resultado do teste/certificado digital, permitindo a verificação por terceiros. Uma vez efetuado o scan do código QR, o ecrã poderá aparecer verde, indicando que o utilizador não está infetado ou possui uma vacina válida, ou vermelho, indicando que o utilizador está infetado ou não possui uma vacina válida.
As vantagens do ICC AOKpass
Dado que a sua utilização é simples e rápida para verificar o status de um utilizador, o ICC AOKpass já está a ser utilizado em diversos lugares do mundo para retomar o turismo, o comércio e a economia, fornecendo uma plataforma de mitigação de riscos para as diferentes autoridades competentes. O objetivo da Câmara de Comércio Internacional é criar um padrão global que apoie o regresso do normal funcionamento da economia e construa resiliência face a futuras pandemias.
A utilização do ICC AOKpass pelo mundo
O Aeroporti di Roma e a Alitalia já começaram a utilizar o ICC AOKpass num esquema piloto para digitalizar os resultados de testes rápidos da Covid-19, realizados no aeroporto.
O testes permitirão aos passageiros com destino a Nova York em voos testados pela Alitalia Covid apresentar, no momento do embarque, um certificado digital de um teste rápido à Covid-19 com resultado negativo, aumentando a segurança e poupando tempo durante os procedimentos de viagem.
Em Dezembro, a ICC anunciou a primeira utilização de um passe de viagem digital por uma autoridade nacional de imigração para verificar o estatuto Covid-19 dos viajantes que chegam, após a conclusão de um projeto pioneiro em parceria com o SOS Internacional e o Governo de Singapura.
O novo procedimento do Aeroporti di Roma e Alitalia é simples: uma vez descarregada a aplicação AOKpass para o dispositivo móvel do passageiro e, após a realização do teste no aeroporto de Fiumicino, os viajantes receberão o resultado através de um código QR que autentica e armazena com segurança o resultado negativo no dispositivo. Ao embarcar no voo para Nova Iorque, os passageiros poderão então utilizar as suas credenciais de saúde digitais verificadas pelos assistentes de bordo, digitalizando diretamente o código QR.
O Secretário-Geral da ICC, John W.H. Denton AO, afirmou: “A certificação digitalmente verificável é uma alternativa mais segura e viável aos sistemas de quarentena e aos certificados em papel suscetíveis de contrafação ou falsificação. A adoção do ICC AOKpass simboliza mais um marco nos nossos esforços para racionalizar e verificar os testes através de uma rede de laboratórios de testes, companhias aéreas e processos de imigração dentro de uma única tecnologia.”
Saiba mais sobre como o ICC AOKpass pode ajudar a reabrir o setor das viagens e do comércio na era da Covid-19 aqui.
Consulte aqui a notícia completa.