A economia mundial tem vindo a enfrentar várias interrupções, incluindo o lento crescimento económico, desastres naturais e, mais recentemente, a pandemia de COVID-19. Estas circunstâncias fazem com que as cadeias de valor globais e as cadeias de abastecimento estejam a transformar-se rapidamente.
Embora as décadas anteriores tenham promovido uma expansão e ampliação das cadeias de abastecimento globais, mais recentemente, estas tornaram-se mais localizadas – uma tendência que provavelmente irá aumentar nos próximos tempos, na medida em que as multinacionais e as pequenas e médias empresas estão a reconfigurar as suas operações devido à pandemia e, consequentemente, têm vindo a adotar mais as tecnologias digitais.
A Global Trade Professionals Alliance (GTPA), apoiada pelo governo australiano e em nome do fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), tem o prazer de lançar o Inquérito Global de Resiliência das Cadeias de Abastecimento da APEC.
A pandemia de COVID-19 e o seu impacto contínuo destacaram a importância da resiliência nas cadeias de valor globais e cadeias de abastecimento, bem como a urgência em aumentar essa resiliência para permitir que as empresas lidem melhor com as crises.
A APEC é uma organização internacional líder que promove o livre comércio, interação e crescimento económico na Ásia-Pacífico. Os ministros responsáveis pelo comércio nas economias membros da APEC reconheceram a necessidade de construir cadeias de abastecimento mais resilientes, referindo:
“Reconhecemos a importância de fortalecer a conexão regional, intensificando os nossos esforços para tornar as cadeias de abastecimento globais mais resilientes e menos vulneráveis a choques, para promover o crescimento económico sustentável.”
O Ministro do Comércio da Austrália, Simon Birmingham, lançou o inquérito na Reunião Virtual dos Ministros Responsáveis pelo Comércio da APEC. “Esta é uma área de apoio crítico, dada a interrupção durante a pandemia de COVID-19. A Austrália está a lançar e financiar o trabalho da APEC na recolha dos dados sobre o verdadeiro impacto comercial das interrupções na cadeia de abastecimento e como podemos utilizar melhor esses sistemas no futuro. Tenho o prazer de anunciar que o inquérito está disponível online e encorajo todos os membros a compartilharem com as suas comunidades empresariais – especialmente entre pequenas e médias empresas, cuja participação é crítica para a nossa recuperação regional.”
O inquérito ajudará a construir resiliência através de uma melhor compreensão das necessidades atuais das empresas, garantindo que as iniciativas governamentais de apoio à pandemia sejam adequadas e suficientes para atender a essas necessidades. O inquérito ajudará ainda mais a garantir que as políticas e programas governamentais futuros estejam alinhadas com as necessidades das empresas.
“Para além da tragédia humana, os impactos económicos da pandemia levaram à desaceleração mais drástica da atividade económica. Crises dessa magnitude oferecem uma oportunidade para a reflexão, para quando começarem a reconstrução e recuperação. É importante que as vozes de todas as partes interessadas sejam ouvidas por meio deste inquérito.” referiu Lisa McAuley, CEO da GTPA.
“Este inquérito irá permitir-nos compreender como as cadeias de abastecimento globais têm vindo a lidar com várias interrupções causadas pela COVID-19, bem como tensões geopolíticas e desastres relacionados às alterações climáticas. Os resultados serão úteis para líderes empresariais e decisores políticos na elaboração de estratégias e políticas destinadas a melhorar o bem-estar económico.” Dr. Craig Emerson, Diretor do Australian APEC Study Centre.
“Estamos ansiosos para trabalhar neste importante projeto, que fornecerá perceções críticas sobre os desafios enfrentados pelas empresas que trabalham com cadeias de valor globais e nos ajudará a traçar um caminho para um ambiente comercial mais resiliente e sustentável para essas empresas no futuro.” Dr. Simon Lacey, professor sénior do Instituto de Comércio Internacional da Universidade de Adelaide
O inquérito contribuirá para um objetivo maior do GTPA, que está a trabalhar com uma coalizão global de parceiros estabelecida pela Bloomberg New Economy, para identificar soluções viáveis para “Building Business Resilience in Global Value Chains 2020-21”.
Saiba mais aqui.
CLIQUE AQUI PARA COMEÇAR O INQUÉRITO
Com o apoio de: