O white paper da ICC identifica o caminho para impulsionar o perfil de sustentabilidade no mercado de financiamento de exportações em 700 bilhões de dólares americanos.
A ICC lançou hoje um white paper sobre o estado da sustentabilidade no setor de financiamento de exportações num grande evento durante a semana da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Este white paper publicado com o apoio da Fundação Rockefeller e após a extensa consulta com a comunidade mundial de finanças de exportações é a primeira revisão confiável do estado da sustentabilidade em toda a indústria de finanças de exportação.
Desenvolvido com o apoio da Fundação Rockefeller e de 16 bancos líderes, o white paper explora como a indústria de financiamento à exportação que ronda os 700 bilhões de dólares americanos pode aumentar significativamente a sua contribuição para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e do Acordo Climático de Paris.
O financiamento à exportação é usado para permitir a compra de bens de capital por meio de contratos de empréstimo concedidos a importadores e garantidos por fiadores soberanos – geralmente, uma Agência de Crédito à Exportação (ECA) no país de origem do exportador. Apesar da importância estratégica para facilitar os tipos de dispêndio de capital exigidos pelos ODS, a classe de ativos anteriormente recebia relativamente pouca atenção como potencial impulsionador do desenvolvimento sustentável.
John WH Denton AO, Secretário-Geral da ICC, declarou que:
“O white paper oferece um claro apelo à ação necessária para repensar o desempenho de sustentabilidade do mercado de financiamento de exportações. Um primeiro passo essencial é alinhar os mandatos das agências de crédito à exportação com os principais objetivos de sustentabilidade mundial – um movimento de bom senso que, como o nosso artigo mostra, pagaria um grande dividendo ao dimensionar a disponibilidade de financiamento económico para os bens de capital necessários para cumprir a promessa de recuperar melhor da pandemia Covid-19.”
Adam Connaker, Diretor de Finanças Inovadoras da Fundação Rockefeller acrescentou:
“Este White Paper destaca a contribuição atual significativa e o potencial futuro da indústria de Financiamento de Exportação para apoiar a realização dos ODS, demonstrando como a indústria de Financiamento de Exportação é outra ferramenta no arsenal de produtos financeiros sustentáveis ??que nos aproxima de um futuro mais sustentável.”
O relatório foi da autoria da Acre Impact Capital, uma gestora de investimentos com foco no impacto e da International Financial Consulting, uma empresa de consultoria focada no financiamento da agenda de desenvolvimento mundial.
Hussein Sefian, Sócio Fundador da Acre Impact Capital, também mencionou que:
“Até ao momento, o mercado de financiamento das exportações recebeu apenas uma menção superficial na conversa mais ampla sobre finanças sustentáveis. Ainda assim, as Agências de Crédito à Exportação, trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros bancários, têm um excelente histórico de entrega de investimentos em escala – em particular, em infraestrutura essencial. Há um enorme potencial inexplorado para o mercado de financiamento às exportações em mercados emergentes, contribuindo para um ecossistema financeiro sustentável.”
Por último, Diana Smallridge, Presidente e CEO da International Financial Consulting mencionou que:
“A mensagem estrondosa dos participantes da indústria é a necessidade urgente de mudança. Os Bancos individuais, ECAs e os governos encontram-se a tomar medidas unilaterais bem-vindas para promover exportações mais sustentáveis. No entanto, a oportunidade real de impulsionar a indústria para frente centra-se numa abordagem multilateral que reúna os participantes do mercado de modo a promover uma agenda comum de sustentabilidade.”
Metodologia de Pesquisa
Este White Paper é um relatório independente que combina dados de mercado com tendências quantitativas e perceções qualitativas. No desenvolvimento deste white paper, a International Financial Consulting Ltd. e a Acre Impact Capital conduziram pesquisas documentais, pesquisas online e um extenso programa de entrevistas com os principais participantes do mercado no ecossistema de financiamento *às exportações o das Finanças Sustentáveis.
A metodologia completa é descrita no relatório completo.
Faça já download do relatório Sustentabilidade em Finanças de Exportação.