A ICC e a Swift (…) lançaram as primeiras normas industriais de interface de programação de aplicações (API) para garantias bancárias e cartas de crédito standby.
A colaboração reúne membros da ICC e da Swift, incluindo bancos, empresas, plataformas fintech e prestadores de serviços para criar normas industriais líderes de mercado, simplificando todo o ciclo de vida dos instrumentos financeiros, incluindo emissão, aconselhamento, alterações, cancelamentos e reclamações.
Para além de proporcionarem uma pegada leve, as API ajudarão a fornecer uniformização e visibilidade em tempo real, o que aumentará a interoperabilidade e a eficiência operacional e permitirá a integração harmoniosa das capacidades bancárias na tesouraria das empresas, nos sistemas de planeamento de recursos empresariais e em plataformas de terceiros, especificamente para garantias e cartas de crédito standby.
O modelo API está agora pronto para ser testado, implementado e adotado pelo sector. Alinha-se com as normas SWIFT Message Types (MT) e com a futura conformidade com a norma ISO 20022 para minimizar a perturbação dos sistemas comerciais existentes. Esta abordagem assegura uma implementação preparada para o futuro e responde à necessidade urgente de uniformização (…).
Andrew Wilson, ICC Global Policy Director, afirmou:
“A conclusão do modelo standard da API para garantias e cartas de crédito standby é um grande passo em direção à interoperabilidade e digitalização do trade finance. A cooperação com a Swift é essencial para alcançar este ponto, e estamos confiantes de que conduzirá a um maior desenvolvimento de outros serviços de trade finance após uma fase de implementação bem-sucedida.
“Samuel Mathew, ICC Banking Commission Steering Group Vice-Chair e Global Head of Documentary Trade at Standard Chartered, afirmou: “Estas normas API para garantias refletem os conhecimentos técnicos e a colaboração do grupo de trabalho e abordam a realidade e as necessidades do mercado. O resultado é um conjunto normalizado de APIs com flexibilidade de conformidade com a futura ISO comercial. Estamos confiantes de que o sector adotará estas normas para uma integração e movimentação de dados harmoniosas. Esta API é a primeira do género no domínio do comércio, e o grupo de trabalho pretende apresentar especificações semelhantes para todo o produto comercial num futuro próximo.”
Shirish Wadivkar, Global Head of Wholesale Payments and Trade Strategy at Swift disse: “As normas unificadas da API para Garantias Comerciais facilitarão o intercâmbio de dados estruturados e sem descontinuidades, tornando as interacções entre vários bancos – que é um processo crítico – muito mais eficientes. À medida que a adoção das normas se acelera, as empresas também beneficiarão de uma maior segurança e liquidez no espaço das garantias. Isto faz parte da colaboração contínua da Swift com a ICC e com a comunidade para criar um ecossistema de comércio digital pronto para o futuro, ancorado em standards comuns e interoperabilidade.”
As especificações detalhadas da API podem ser consultadas em https://developer.swift.com/api/bank-guarantee-api/overview.
A Comissão Bancária da ICC é um organismo de regulamentação global para o sector bancário e um fórum mundial de peritos em financiamento do comércio cujo objetivo comum é facilitar o trade finance internacional.
Saiba mais sobre o trabalho da ICC no campo da harmonização de normas para o comércio digital global.