A ICC anunciou planos para convocar uma grande conferência virtual à margem da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). A conferência tem como objetivo identificar mudanças estruturais, marcos regulatórios e incentivos financeiros necessários de modo a permitir que a comunidade empresarial vá mais rápido e mais longe nas contribuições para a realização do Acordo de Paris.
O fórum da ICC designado “Make Climate Action Everyone’s Business Forum” – que terá lugar de 1 a 13 de novembro de 2021 – reunirá uma rede de mais de 10.000 participantes dos setores público e privado que esperam alinhar as suas ambições e ações climáticas para a próxima década. A Accenture e o Deutsche Bank uniram-se à ICC neste esforço enquanto parceiros de apoio.
Apresentando sessões patrocinadas por parceiros de empresas líderes, associações industriais e organizações não governamentais, incluindo o Centro de Comércio Internacional (ITC) e a UNICEF, o fórum também ajudará a catalisar um diálogo político coerente sobre questões críticas relacionadas com o clima, energia e meio ambiente. Os temas em discussão incluem a capacitação de cadeias de fornecimento sustentáveis, o financiamento climático em escala, o aproveitamento da inovação sustentável e o desenvolvimento de mecanismos eficazes de tributação do carbono.
Sobre este assunto, o Diretor de Sustentabilidade do Deutsche Corporate Bank, Gerald Podobnik, declarou:
“Atuar de acordo com os objetivos climáticas significa quebrar as barreiras entre as empresas e a política, de modo a estabelecer uma ponte entre o envolvimento global e local (…) O Fórum “Make Climate Action Everyone’s Business” é o local ideal para unificar as partes interessadas e estabelecer um terreno comum para um caminho mais sustentável.”
A líder de Ambiente e Energia da ICC, Sandra Hanni, também acrescentou que:
“De acordo com a perspetiva desanimadora apresentada pelo IPCC no seu último relatório, nunca houve uma necessidade maior de atores responsáveis a alinharem as intenções com as ações climáticas reais. Com esta plataforma para apresentação de ideias de diversos parceiros, o nosso objetivo é identificar as políticas climáticas e estratégias operacionais bem-sucedidas, bem como iniciativas novas e escaláveis que permitirão à comunidade empresarial desempenhar um papel ainda mais transformador na abordagem global da crise climática.”
Para complementar a conferência ao vivo e pré-gravada a ICC irá também facilitar experiências de networking virtuais na plataforma do evento, garantindo que as conexões feitas durante a conferência se estendem muito além da COP 26.
Todos os que quiserem podem manifestar o seu interesse aqui para que possam receber um convite para o evento
As organizações que desejem acolher sessões na plataforma da conferência podem também manifestar o seu interesse, usando este formulário até sexta-feira, 17 de setembro.
As consultas de parcerias e patrocínios devem ser direcionadas à Sabrina Klayman, Conselheira para os Assuntos Externos da ICC.