A ICC foi criada após a 1ª Guerra Mundial. O mundo ainda não tinha um sistema de regras consolidado para o comércio, investimento, finanças ou relações comerciais privadas. Sem esperar pela iniciativa dos governos, os fundadores da ICC procuraram preencher essa lacuna e começaram a preparar as normas que deveriam regular os operadores de comércio daí em diante.
Estes fundadores intitularam-se “The merchants of peace”.
Atualmente, a ICC é a única organização empresarial com estatuto de Observador na ONU. Trabalha também de perto com a OMC e o G20, influenciando o desenvolvimento de políticas globais que afetam as empresas.
Administra através da sua Corte Internacional de Arbitragem e Centro de ADR serviços de resolução alternativa de litígios comerciais, tendo-se tornado uma instituição de referência a nível mundial.
A ICC Portugal foi fundada em 1934 e trabalhou sempre em estreita colaboração com a atual Câmara de
Comércio e Indústria Portuguesa. Durante a 2ª Guerra Mundial cessou a sua atividade e em 1949 recomeçaram os trabalhos preparatórios, com uma visita do Secretário-Geral da ICC à altura, Pierre Vasseur, em fevereiro de 1950.
Depois de reconstituída, a ICC Portugal viu os seus novos Estatutos serem aprovados em abril de 1950. Passados mais de 80 anos, continua a trabalhar ativamente, em colaboração com várias instituições como a CCIP, a Associação Comercial do Porto, a CIP, a CAP, a CCP, a AGEPOR, a APAT, a OD e todos os seus Membros Associados.
Colabora com a Corte de Arbitragem da ICC na identificação de árbitros, mediadores e peritos, traduz e comercializa as publicações da ICC – cada vez mais procuradas agora também em formato digital – organiza seminários e conferências , divulga pareceres e posições oficiais da ICC sobre matérias de comércio internacional às empresas e Governo Português e disponibiliza aos
empresários as ferramentas necessárias para o sucesso dos seus negócios.
Através da dinamização das Comissões a nível interno os especialistas nacionais acompanham de perto os desenvolvimentos nos seus sectores juntos dos seus pares a nível mundial.
Para saber mais sobre a História desta organização centenária visite o site do centenário da ICC.