A ICC juntou-se a líderes empresariais e embaixadores da Organização Mundial do Comércio (OMC) para discutir e trocar ideias sobre a distribuição equitativa das vacinas COVID-19
Desde 2016, a OMC tem acolhido uma série de diálogos com líderes do setor privado sobre questões comerciais. Como representante institucional de mais de 45 milhões de empresas em mais de 100 países, a ICC mobilizou ativamente líderes empresariais para participar nesta série de Diálogos Comerciais com o objetivo de trocar ideias e preocupações relacionadas a questões comerciais, como a transformação dos sistemas alimentares e a lacuna de financiamento do comércio.
Dadas as complexidades comerciais associadas à pandemia COVID-19, ICC, OMC e Business-20 (B20) uniram-se para ‘co-hospedar’ uma sessão virtual de Diálogo Comercial para delinear as prioridades do setor privado antes da 12ª Conferência Ministerial da OMC (MC12) em Novembro. Como parte da sessão de abertura da reunião, a Diretora Geral da OMC, Dra. Ngozi, e o Presidente da ICC, Ajay Banga, discutiram a importância do fortalecimento das supply chains de modo a garantir a igualdade das vacinas.
O Presidente da ICC destacou o valor da contribuição do setor privado na OMC, declarando:
“O comércio global é a base para a prosperidade e confiança globais. Nas últimas décadas, o comércio global ajudou a fechar as lacunas económicas, promover a diversidade, impulsionar a inovação e a eficiência. Temos que estar prontos para aproveitar ao máximo este momento – e isso virá abstraindo-nos de falar sobre o futuro da OMC, mas dando poder e construindo a OMC do futuro. A ICC está pronta para moldar um sistema de comércio global mais inclusivo e sustentável que irá beneficiar todos nós. ”
O Secretário-Geral da ICC, John WH Denton AO, moderou uma sessão sobre a resposta da OMC ao COVID-19 para discutir a redução das restrições à exportação e melhorar os procedimentos alfandegários para acelerar a produção de vacinas COVID-19. Representantes do setor privado e da OMC concentraram-se em soluções destinadas a melhorar a produção de vacinas e a remover as barreiras das supply chains.
“Trazer o setor privado para o processo da OMC é essencial para remover as barreiras comerciais, acelerar a produção de vacinas e garantir uma recuperação inclusiva para todos”, declarou o Secretário-Geral. “Como vimos nas discussões de hoje, quando os líderes de negócios e formuladores de políticas trabalham juntos, há muito pouco que não podemos realizar. Para resolver as complexidades atuais que o nosso sistema de comércio global enfrenta, precisamos de sair dos nossos silos e trabalhar em todos os setores”.
Em dezembro, a ICC, a OMC e o B20 irão acolher um Fórum de Negócios dedicado à MC12 de modo a garantir um maior envolvimento do setor privado na OMC e a alimentar a experiência de negócios nas discussões técnicas.
Saiba mais aqui.