Dado o potencial dos Conhecimentos de Embarque eletrónicos (eBL) para tornar o comércio internacional mais eficiente, fiável, sustentável e seguro, a FIT Alliance lançou a “Declaration of the electronic Bill of Lading” para garantir o compromisso de todas as partes interessadas no comércio internacional em promover a digitalização, começando pelos eBL, nas suas indústrias.
Todos os anos, os transportadores marítimos emitem cerca de 45 milhões de BLs, um dos documentos comerciais mais importantes no sector do transporte marítimo. Atualmente, muitos documentos de transporte marítimo internacional não estão normalizados e a maioria ainda se baseia em papel, exigindo a sua entrega física entre os intervenientes. A adoção dos BLs eletrónicos permitirá que o sector do comércio beneficie de transações mais rápidas, de poupanças de custos (por exemplo, na redução dos custos administrativos de detenção da carga e de processamento de documentos) e de menores riscos de fraude (através da utilização de sistemas de autenticação digital).
(…)
Um estudo da McKinsey estima que, se o eBL fosse adotado a 100% no sector dos contentores, seria possível desbloquear 30 a 40 mil milhões de dólares em crescimento do comércio global (…). Além disso, poderia ajudar a salvar 28 000 árvores por ano – o equivalente a cerca de 39 campos de futebol – e reduzir significativamente as emissões de carbono ao eliminar o papel.
“Um eBL universal irá beneficiar todas as partes interessadas envolvidas na cadeia de abastecimento global, seja no transporte marítimo a granel ou no transporte marítimo de contentores. A adoção geral de um eBL baseado em standards beneficiará não apenas o setor de transporte marítimo, mas também o movimento global de mercadorias, numa época em que a resiliência da cadeia de abastecimento é desafiada”, disse a FIT Alliance.
“Esta declaração é um símbolo significativo da nossa dedicação conjunta em moldar o futuro do transporte marítimo. Transformar o intercâmbio de documentos através de um eBL aplicável globalmente acelerará a digitalização do comércio em prol dos clientes, bancos, alfândegas, autoridades governamentais, prestadores de serviços de transporte marítimo e todas as outras partes interessadas.”
Uma vez que muitos dos obstáculos técnicos e legais ao eBL universal já estão a ser resolvidos, um compromisso claro com a digitalização por parte de todos os envolvidos no comércio internacional é um passo crucial. Ao assinar a Declaração eBL da FIT Alliance, todas as partes interessadas podem assinalar publicamente a sua disponibilidade para a mudança e o seu empenho em colaborar para impulsionar a digitalização nas suas áreas de atividade.
A FIT Alliance foi formada em 2022 pela BIMCO, a Digital Container Shipping Association (DCSA), a International Federation of Freight Forwarders Associations (FIATA), a International Chamber of Commerce (ICC) e a Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications (Swift). Ao formar a aliança, os grupos uniram-se com a missão de harmonizar a digitalização do comércio internacional.
Leia a notícia na íntegra em: FIT Alliance launches declaration to secure commitment to digitalisation – ICC – International Chamber of Commerce (iccwbo.org)