A ICC publicou os seus ICC Principles for Sustainable Trade: Wave 3, que fornecem um quadro para avaliar tanto a sustentabilidade ambiental de uma transação como a forma como esta apoia o desenvolvimento socioeconómico sustentável. Os princípios foram concebidos para ajudar as empresas a cumprir tanto o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
As alterações climáticas estão a impulsionar fenómenos meteorológicos extremos, com um aumento significativo de 83% nos desastres climáticos registados entre 1980–1999 e 2000–2019. Estes eventos impactam desproporcionalmente as regiões e os grupos socioeconómicos mais vulneráveis em todo o mundo, agravando os desafios já enfrentados por aqueles que se encontram em situações de fragilidade.
A Declaração da ICC explica porque é que a gestão da água é importante para as empresas, o que as empresas já estão a fazer e como os atores públicos e privados podem colaborar mais.
A Câmara de Comércio Internacional serve como Ponto Focal da UNFCCC para as empresas e a indústria e é a primeira organização do setor privado a receber o estatuto de Observador na Assembleia Geral das Nações Unidas. A ICC tem agora a oportunidade de contribuir para o Diálogo Talanoa, anteriormente referido como Diálogo Facilitador e de se envolver de forma aberta, inclusiva e transparente com o processo da UNFCCC.
A Carta foi elaborada para fornecer uma estrutura prática, incluindo ferramentas para empresas de todos os setores e geografias, para ajudá-las a moldar sua própria estratégia de sustentabilidade empresarial. Ao fazê-lo, pretende ser relevante para as pequenas e médias empresas e negócios em mercados emergentes como um ponto de partida comum e acessível.
Desenvolvido pela ICC e pela Business for Nature este Guia informa as empresas sobre o processo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, o Quadro de Biodiversidade Pós-2020 e questões-chave para as empresas na COP15.