Os requisitos legais e de conformidade a que as empresas estão sujeitas têm aumentado um pouco por todo o mundo. A sociedade espera – com razão – que as empresas se comprometam com elevados padrões de ética ao longo das suas operações e promovam a igualdade de condições de concorrência. As empresas têm um papel fundamental a desempenhar na criação de economias inclusivas e prósperas, criando empregos através da manutenção de vantagens competitivas em mercados abertos e contribuindo para obras públicas, através do investimento e da tributação.
A fim de contribuir com sucesso para a sociedade, é crucial encontrar a regulamentação correta. Os decisores políticos devem promover eficazmente um comportamento positivo, respeitando os princípios de equidade e sem prejudicar a competitividade das empresas – e consequentemente o crescimento económico e o desenvolvimento.
Ao promover o comércio e o investimento inclusivos e ao ajudar todas as empresas, pequenas e grandes, a satisfazer as exigências e oportunidades de exposição aos mercados internacionais, a ICC desempenha um papel fundamental na construção do entendimento entre empresas e agências reguladoras, particularmente em relação ao cumprimento da legislação antitrust, de tributação e política energética.