A ICC juntou-se a líderes de 12 organizações empresariais e laborais internacionais para enviar uma mensagem aos países do G20: intensificar a colaboração global para enfrentar as crises globais.

A Carta aos governos do G20 apela a um multilateralismo renovado para proporcionar uma recuperação inclusiva e resiliente da convergência de crises que o mundo enfrenta.

John W.H. Denton AO, Secretário-Geral da ICC, assinou a declaração juntamente com líderes do World Economic Forum, International Trade Union Confederation , UN Global Compact, B Team, World Business Council for Sustainable Development, IMAGINE, BSR, Climate Group, Business for Nature, International Organization of Employers, We Mean Business Coalition e Capital Coalition.

As organizações representam um total de mais de 25 triliões de dólares, cerca de um quarto de toda a economia global, enquanto a ITUC representa mais de 200 milhões de trabalhadores em 163 países. Reconhecemos que a cooperação global pode colocar o mundo no caminho de uma recuperação mais sustentável e inclusiva.

Reunimo-nos em torno deste imperativo para pedir aos governos do G20 que:

  1. Gastar, mas de forma inteligente.
  2. Atacar a desigualdade através da protecção social.
  3. Mitigar os riscos para a economia global, colmatando o “fosso de estímulo” nos mercados emergentes.
  4. Liderar o mundo na acção climática.
  5. Reverter a perda da natureza.

O apelo colectivo vem antes da reunião dos Ministros das Finanças e da Cimeira de Chefes de Estado do G20 deste mês. Os resultados de ambas as reuniões serão fundamentais para determinar a forma de proporcionar uma recuperação económica que funcione para todas as pessoas e para o planeta.

Leia aqui a Carta.

Consulte aqui a notícia completa.

Partilhe esta notícia