A Câmara Internacional de Comércio (ICC) e o Africa investor (Ai) unem forças para lançar uma iniciativa de comércio electrónico com poder digital para permitir a digitalização de cinco milhões de micro, pequenas e médias empresas (PME) em África.
Anunciada na segunda Cimeira de Líderes da Organização Global de Comércio de investidores africanos pelo Secretário-Geral da ICC John W.H. Denton AO e Hubert Danso, Presidente do Africa investor, a campanha irá acelerar a digitalização e o acesso ao mercado intra-africano e global de milhões de PMEs africanas, em apoio à Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).
Em linha com os esforços da ICC para fazer com que a tecnologia funcione para todos, e a plataforma de mercado industrial e comercial da AfricaPLC (Ai), a ICC e o Africa investor irão mobilizar uma rede mundial de empresas multinacionais, empresas africanas, câmaras de comércio, organizações de meios de comunicação e instituições académicas, para fornecer acesso ao mercado, ferramentas e programas de formação para a digitalização das PMEs em África.
A ICC e o Africa investor (Ai), trabalharão com as suas redes globais de empresas e câmaras de comércio locais para implementar a iniciativa através da AfricaPLC, na qualidade de plataforma de comércio electrónico digital, para ligar as PME africanas às oportunidades de negócio em África. Na sua fase inicial, a plataforma funcionará como um diretório para as PMEs, para aproveitar todo o potencial do comércio eletrónico sob a Área de Comércio Livre Continental Africana, cujo início está previsto para janeiro de 2021.
A plataforma AfricaPLC irá também estabelecer a Comunidade de Campeões de Compras Digitais Sustentáveis (DSPCC) – um conjunto de empresas líderes multinacionais e africanas que trabalham no continente africano – para apoiar e assegurar a digitalização das PMEs dentro das suas cadeias de fornecimento.
Referiu John Denton: “Estamos extremamente orgulhosos de anunciar a parceria da ICC com o Africa investor (Ai) para digitalizar cinco milhões de PMEs em África. Face à persistência das consequências económicas da COVID-19, é fundamental que governos africanos, empresas, câmaras de comércio, e organizações regionais estejam unidas para maximizar os benefícios da economia digital para todos. Desde as empresas lideradas por mulheres e jovens até às novas empresas e empresários locais, esta campanha permitirá que todas as PME em África cresçam de forma sustentável, alcancem novos mercados, e se reconstruam a partir da pandemia.”
Trabalhando com líderes empresariais e câmaras africanas, a campanha desenvolverá recomendações políticas para ajudar governos, parceiros e decisores políticos, a tomar decisões políticas informadas para expandir o desenvolvimento sustentável, a inclusão digital e as oportunidades de comércio eletrónico em apoio ao AfCFTA. A campanha facilitará o acesso ao comércio e ao financiamento da cadeia de abastecimento, à logística digital, aos dados comerciais, bem como ao desenvolvimento de capacidades e ferramentas de formação para PMEs em toda a África.
Hubert Danso, CEO e Presidente do Conselho de Administração de África investidor, afirmou:
“Temos o prazer de estabelecer uma parceria com a ICC para lançar a Campanha ICC-Ai AfricaPLC Digitise 5 milhões de PMEs, e lançar a plataforma AfricaPLC eTrade, em colaboração com o Secretariado da Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), para apoiar o comércio das PMEs africanas digitalmente a partir de 1 de Janeiro de 2021, o lançamento operacional oficial da AfCFTA. Esta parceria inovadora do sector privado africano global eComércio, apoia directamente a prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Área Continental Africana de Comércio Livre e a Agenda 2063 da União Africana”.
A campanha será apoiada pelo Instituto Ai eTrade e pelo Centro de Empreendedorismo da ICC, uma iniciativa pioneira para preparar e mobilizar a próxima geração de empreendedores em todo o mundo. Com centros regionais em Istambul e Beirute, a ICC anunciará os futuros centros em África e na América do Sul em 2021.
Consulte aqui a notícia completa.