A ICC e a OMC emitiram uma declaração conjunta destacando o papel crucial que o comércio e as regras comerciais devem desempenhar na saúde e na economia para responder à crise de Covid-19.

Em resposta à declaração do Ministro do Comércio e Investimento do G20, divulgada na segunda-feira 30 de março, o Secretário-geral da ICC John WH Denton AO e o Diretor-geral da OMC Roberto Azevedo emitiram uma declaração conjunta pedindo o aumento da ação no comércio para garantir uma resposta eficaz à pandemia do Covid -19. Os dois líderes também anunciaram a colaboração da ICC-OMC numa mesa redonda virtual de empresas para fornecer conselhos concretos aos governos.

Apontando para o recente reconhecimento do G20 para a necessidade da comunidade internacional intensificar a cooperação global em resposta a esta incomparável crise de saúde, social e económica em curso, Denton e Azevedo referiram:

Compartilhamos profundamente a preocupação do G20 sobre o impacto da pandemia nos países mais vulneráveis, incluindo os países em desenvolvimento e menos desenvolvidos, e os trabalhadores e as empresas, incluindo as micro, pequenas e médias empresas (MPME).

A declaração destaca a importância do setor privado como parceiro importante na resposta à pandemia e insta os governos a trabalharem “de forma cooperativa e eficaz” com a comunidade empresarial, que pode ajudar as empresas a sinalizar onde os fluxos comerciais e as cadeias produtivas estão a ser afetadas e ajudar a identificar soluções que maximizam os resultados de saúde e minimizem os danos económicos.

Estamos preocupados com as graves interrupções nas cadeias de valor em muitos setores – com grandes implicações para o emprego e o fornecimento de bens, especialmente suprimentos médicos e alimentares essenciais. É necessária uma liderança ousada e urgente para manter o comércio em movimento e garantir empregos”, observa o comunicado.

A comunidade empresarial é – e continuará sendo – um parceiro importante nessa resposta“, referiu Denton. “A ICC trabalhará com os seus parceiros para sediar uma extraordinária mesa redonda virtual de empresas em colaboração com a OMC. Esta sessão virtual reunirá líderes empresariais de todo o mundo para fornecer recomendações construtivas aos governos sobre medidas de política comercial que podem ser prontamente implementadas para acelerar a resposta à pandemia do COVID-19 de imediato e a médio prazo.

A declaração conclui:

O comércio e as regras comerciais têm um papel crucial a desempenhar, tanto na saúde quanto na resposta económica à crise. Congratulamo-nos com o endosso do G20 dessa visão, incluindo a afirmação de que quaisquer medidas comerciais relacionadas com a pandemia devem ser direcionadas, proporcionadas, transparentes e temporárias.

Destacamos também a importância de trabalhar ativamente para garantir o fluxo de suprimentos médicos vitais, produtos agrícolas críticos e outros bens e serviços além-fronteiras, bem como o compromisso mais amplo do G20 de minimizar interrupções no comércio e nas cadeias de suprimentos globais.

Leia a declaração completa aqui.

Consulte a notícia completa aqui.

Partilhe esta notícia