A Câmara de Comércio Internacional (ICC), juntamente com os seus parceiros Global Credit Data (GCD) e Boston Consulting Group (BCG), publicou o relatório “Trade Register” de 2022, confirmando que o risco no comércio, na cadeia de abastecimento e no financiamento das exportações caiu de novo para níveis pré-pandémicos.

Após o impacto da pandemia de COVID-19 nos fluxos de comércio em 2020, 2021 reafirmou a resiliência do comércio global com um regresso – forte e melhor do que previsto – ao crescimento, atingindo o total dos fluxos comerciais quase 20% acima dos níveis pré-pandémicos. Esta recuperação do comércio global, bem como o seu crescimento consistente ao longo das últimas três décadas, tem sido claramente apoiada por produtos de trade finance, que oferecem liquidez e soluções para importadores e exportadores, permitindo-lhes transacionar além-fronteiras com confiança.

Apesar da atual incerteza macroeconómica, o BCG prevê que o comércio global de mercadorias continue a crescer.

O ICC “Trade Register” continua a ser a fonte mundial autorizada sobre as taxas de incumprimento no comércio, na cadeia de abastecimento e no financiamento das exportações, através do conjunto de dados que apresenta, representando aproximadamente um quarto de todas as transações financeiras do comércio mundial. Para 2021, o relatório confirma descidas nas taxas de incumprimento em todas as classes de ativos, em relação ao ano anterior.

Embora fosse de esperar uma queda nas taxas de incumprimento em relação a 2020, é ainda mais promissor o facto de em muitos casos as taxas de incumprimento de 2021 estejam abaixo das médias pré-pandémicas; isto é provavelmente impulsionado pela rápida recuperação económica após a implementação de vacinas eficazes contra a COVID-19 combinada com estímulos governamentais contínuos em muitos mercados.

O Secretário-Geral da ICC, John W.H. Denton AO, afirmou:

“Estas conclusões reforçam as conclusões de edições anteriores ao Trade Register: os produtos de trade finance continuam a ser resilientes e representam bancos com baixos níveis de risco de crédito, mesmo em tempos de incerteza macroeconómica. É importante que os bancos investidores e reguladores reconheçam isto e demonstrem um apoio contínuo a esta valiosa classe de ativos”.

Como parte da ambição permanente de melhorar o valor que o “Trade Register” traz aos seus bancos membros e à comunidade financeira e comercial global, na edição deste ano, o “Trade Register” introduz um conjunto de dados melhorado para o cálculo de perdas, em caso de incumprimento (LGD), permitindo melhores estimativas destes valores e, pela primeira vez, LGD e estimativas de perdas previstas para o financiamento da cadeia de abastecimento.

Além disso, a ICC continua a operar o seu novo modelo comercial, introduzido no ano passado. Isto destina-se a melhorar a proposta de valor para os bancos membros e, ao longo do tempo, ajudar a aumentar o conjunto de dados de forma a maximizar o papel desta publicação na validação das características do risco do comércio global.

Para mais informação acerca do “ICC Trade Register” de 2022, incluindo quaisquer perguntas sobre a participação e preços de relatórios, por favor, contacte: Andrew.WILSON@iccwbo.org e Tomasch.KUBIAK@iccwbo.org.