A ICC tem o prazer de anunciar que Claudia T. Salomon foi recomendada para a eleição de Presidente da Corte Internacional de Arbitragem da ICC, a partir de 1º de julho de 2021, colocando-a no caminho de se tornar a primeira mulher presidente da Corte ICC em seus quase 100 anos de história.
Membro da Ordem dos Advogados de Nova York e solicitadora em Inglaterra e no País de Gales, Cláudia Salomon é Vice-presidente da Corte da ICC e sócia no escritório de Nova York da Latham & Watkins, onde é copresidente global de arbitragem internacional. Cláudia Salomon é uma advogada e árbitra experiente e talentosa, tanto em arbitragens ad hoc quanto em casos conduzidos de acordo com as regras institucionais – incluindo as da ICC. Para além disso, Cláudia Salomon também tem participado ativamente de iniciativas profissionais e trabalho pro bono em temas como a inclusão e diversidade ao longo da sua carreira. Os seus vínculos de longa data com a ICC também incluem a atuação como copresidente da Comissão de Arbitragem da ICC e da Task-Force de ADR sobre Instituições Financeiras e Arbitragem Internacional.
Cláudia Salomon referiu: “É uma verdadeira honra e privilégio ter sido escolhida para suceder Alexis Mourre. Quero agradecer à Comissão de Seleção pela confiança. Estou ansiosa para dar continuidade ao sucesso de Alexis e assegurar que a Corte da ICC continue a ser a instituição arbitral de excelência em todo o mundo.”
O atual presidente da Corte da ICC, Alexis Mourre, deixará o cargo de presidente quando o seu segundo mandato terminar em 30 de junho de 2021. O Conselho Executivo da ICC lançou um processo em março de 2020 para garantir que o seu sucessor estabelecesse um Comité de Seleção composto por eminentes praticantes de arbitragem, provenientes de uma vasta gama de jurisdições e membros dos órgãos diretivos da ICC. Os Termos de Referência do Comité de Seleção e os membros foram publicados no site da ICC de acordo com o compromisso da ICC de garantir um processo transparente e independente.
O Secretário-Geral da ICC, John WH Denton, referiu: “Não tenho dúvidas de que, ao nomear Claudia, o Comité de Seleção apresentou a melhor candidata para liderar a Corte da ICC no seu próximo século, enquanto líder em serviços de resolução de litígios neutros e confiáveis, que permitam uma maior paz e prosperidade em todo o mundo.”
O presidente da Corte da ICC, Alexis Mourre, referiu: “Claudia é uma excelente praticante e tem sido um verdadeiro prazer e um grande privilégio trabalhar com ela, como Vice-presidente da Corte desde julho de 2018. Com a sua expertise, experiência e liderança, ela levará a Corte a um novo nível e fortalecerá ainda mais a sua posição como a melhor instituição arbitral em todas as regiões do mundo.”
Consulte aqui a notícia completa.