Especialistas internacionais do setor bancário estiveram reunidos para discutir sobre os principais tópicos que afetam o setor de trade finance na Reunião Técnica Anual da Comissão Bancária da ICC.
Consulte abaixo 5 conclusões desta reunião:
1. Digitalização do Trade Finance
A COVID-19 veio evidenciar, ainda mais, a fragilidade da dependência do comércio global face à documentação em papel, o que fez com que a ICC tenha vindo a reforçar os seus esforços para promover a harmonização dos processos digitais nos fluxos de comércio – incluindo abordar diretamente as interrupções vivenciadas durante a pandemia.
O Grupo de Trabalho de Digitalização da ICC forneceu atualizações sobre o progresso na área da digitalização do trade finance, alcançado pela Comissão Bancária da ICC, incluindo a elaboração de regras para o uso de dados e documentação eletrónica, bem como recomendações de políticas concretas delineadas no guia de comércio digital do Grupo de Trabalho.
David Bischof – Diretor Adjunto de Finanças para Desenvolvimento da ICC – entrevistou Oswald Kuyler – recém-nomeado Diretor Administrativo da Iniciativa de Padrões de Comércio Digital da ICC, um esforço colaborativo entre setores para permitir a padronização do comércio digital – baseada na adoção da tecnologia no ecossistema de comércio e como novos padrões podem facilitar uma maior inclusão para pequenas empresas.
2. Trade Finance sustentável
Outro tópico atual – e cada vez mais premente – de discussão no setor é a sustentabilidade. O comércio global precisa enfrentar as consequências das alterações climáticas. Como a pandemia COVID-19 evidenciou, a indústria precisa estar melhor preparada para próximas crises, integrando a sustentabilidade às atividades de trade finance e práticas comerciais. A questão é como a indústria pode conseguir isso em grande escala nas próximas décadas?
Em consonância com o compromisso da ICC de tornar a ação climática uma preocupação de todos, os co-presidentes do grupo de trabalho de trade finance sustentável (Roberto Leva, Especialista em trade finance e Cadeia de Abastecimento do Banco de Desenvolvimento Asiático, e Harriette Resnick, consultora independente) discutiram os objetivos e realizações alcançadas até ao momento, incluindo a criação de ferramentas e diretrizes que permitem aos bancos comerciais identificar os riscos de sustentabilidade emergentes das transações de trade finance.
3. Global Supply Chain Finance Forum (GSCFF)
Entre outros grupos de trabalho e task-forces presentes, o GSCFF – inicialmente desenvolvido como um fórum para estabelecer um conjunto de definições padrão comumente aceites para o financiamento da cadeia de suprimentos (SCF) e para técnicas relacionadas ao SCF – forneceu aos participantes uma visão geral do progresso alcançado.
Mais recentemente, o GSCFF divulgou um documento em resposta às crescentes preocupações relacionadas ao uso de programas de financiamento de SCF. O relatório aborda três áreas principais: o potencial impacto adverso sobre os fornecedores, questões relacionadas a relatórios financeiros e transparência e risco geral do programa.
4. Defesa regulatória
Desde a crise financeira de 2007-2009, o trade finance passou por um ambiente regulatório em constante mudança. Com o atraso do Acordo de Basileia III devido à pandemia COVID-19, é mais importante do que nunca para a indústria trabalhar em conjunto com governos e reguladores para garantir o tratamento justo do trade finance dentro da regulamentação bancária.
Nesse contexto, Henri d’Ambrieres, Presidente do Grupo de Trabalho sobre Advocacia Regulatória, discutiu como a ICC – a maior e mais legitima voz no trade finance – está na vanguarda desses esforços.
5. Atualização sobre regras ICC
Atualizações sobre as regras e padrões da ICC são um recurso chave da Reunião Técnica. Notavelmente, os co-presidentes do Grupo de Trabalho de Digitalização em Trade Finance, Alexander Goulandris e Michael Vrontamitis, forneceram atualizações sobre as novas Regras Uniformes para Transações de Comércio Digital (URDTT) – destinadas a desenvolver uma estrutura de alto nível que descreve obrigações, regras e padrões para a digitalização do trade finance.
Na sessão final do dia, Andrea Hauptmann, Presidente da Task-force sobre Garantias, juntamente com Georges Affaki e Glen Ransier, Co-Presidentes do Grupo de Trabalho para Práticas Bancárias Padrão para Garantias de Demanda, apresentaram atualizações sobre o ISDGP para URDG 758.
A Reunião Técnica anual ocorreu virtualmente de 19 a 29 de outubro, compreendendo reuniões de Grupos de Trabalho e Forças-Tarefa da ICC para reuniões fechadas e uma sessão plenária principal aberta aos membros da ICC.
Consulte aqui a notícia completa.