Os representantes de quase 200 países, que participaram na COP28, assumiram, por unanimidade, o compromisso de abandonar progressivamente a utilização dos combustíveis fosseis.
Nas palavras de John W.H. Denton AO, Secretário-Geral da ICC “o sucesso da COP28 não deve ser avaliado pela semântica de uma única frase sobre combustíveis fósseis.”
“De um ponto de vista empresarial, a totalidade dos acordos celebrados na COP28 são um importante sinal de que os países reconhecem que é necessário aumentar o ritmo e a escala dos esforços em toda a economia global para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius”.
“O verdadeiro teste será saber se os governos cumprem os novos – e bem acolhidos – compromissos de avançar, com ações concretas , e apresentar planos de ação melhorados em matéria de mitigação e adaptação às alterações climáticas na COP29”.
Conheça aqui na integra o Comunicado da ICC que foi publicado após a apresentação das conclusões da COP28 que se realizou no Dubai.
Veja também aqui a entrevista do Secretário-Geral da ICC, ao canal de notícias CGTN EUROPE, onde falou sobre a importância de toda a comunidade empresarial superar, com determinação, os desafios ligados às alterações climáticas.
A COP29 irá realizar-se, em 2024, no Azerbaijão.